segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Oficina do Programa de Educação Ambiental da UFPR/ITTI discute a fotografia como proposta pedagógica nas escolas municipais de Três Lagoas e Castilho

Oficina em Três Lagoas

Professores das redes municipais participaram da segunda etapa das atividades


Os professores de Três Lagoas e Castilho participaram das atividades do Programa de Educação Ambiental (PEA) realizado pela UFPR por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI). Na semana passada, durante os dias 21 e 22 de agosto, no Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Três Lagoas (Sinted), cerca de 60 docentes da rede municipal de Três Lagoas apresentam os primeiros resultados da oficina que debate a fotografia como proposta para desenvolver a percepção ambiental.

O curso integra o projeto de gestão ambiental G-Pontes realizado durante a construção da Ponte sobre o Rio Paraná, na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul. Iniciada em julho, a atividade coordenada pela professora da UFPR Christiane Gioppo trabalha em Três Lagoas o tema “Água”. Os professores, que trabalham com turmas do Ensino Infantil e Ensino Fundamental, foram estimulados a convidar os alunos a produzir fotografias relacionadas com o tema. De acordo com a professora do PEA, o objetivo é oferecer aos estudantes e professores um novo olhar para o meio ambiente no município onde vivem.

Os professores selecionaram algumas das imagens e discutiram durante a oficina como foi a experiência de desenvolver o projeto na sala de aula. A coordenadora de área da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Ana Claudia Bazé de Lima, afirma que a Educação Ambiental já é prevista na proposta didática das escolas municipais, mas considera que a inserção da fotografia e o desenvolvimento do olhar fotográfico para discutir o tema são inovadores. “É interessante observar a fotografia não apenas voltado para o belo, mas também para os problemas ambientais. É uma proposta inovadora”, diz.

Professora Christiane Gioppo ministra oficina em Castilho
Veja mais fotos da oficina em Três Lagoas


Oficina em Castilho

Na sexta-feira, dia 23 de agosto, cerca de 35 professores de Castilho participam do curso no Departamento de Educação de Castilho. Também com orientação da professora da UFPR Christiane Gioppo, os professores retomaram o tema “(Des) construindo olhares sobre Castilho”, iniciado em julho. O objetivo da oficina foi sensibilizar os professores da rede municipal para o desenvolvimento de uma proposta pedagógica referente a questões ambientais. Para Valéria Cristina de Moraes da Silva, coordenadora da Educação Básica 1, o curso está sendo bem aceito pelos professores de Castilho. Segundo ela, a fotografia é uma forma bastante interessante de discutir as questões ambientais na sala de aula.

Professora de Castilho durante a atividade
Veja mais fotos da oficina em Castilho


Programa de Educação Ambiental

O PEA atende à demanda local sobre a necessidade de refletir sobre como abordar as questões ambientais de maneira interdisciplinar na sala de aula. Para isso, as oficinas trabalham a fotografia e estimulam os docentes a explorar um novo olhar sobre o ambiente onde vivem.

Atividade em Três Lagoas
G-Pontes

O Projeto G-Pontes é uma parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) para a gestão ambiental de obras de implantação de pontes em rodovias federais, com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais. Atualmente o ITTI supervisiona a construção da Ponte sobre o Rio Paraná, na BR-262, entre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

ITTI

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
 (41) 3226-6658 | comunicacao@itti.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário