segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Professora da UFPR/ITTI realiza atividade em ONG na cidade de Castilho/MS


Christiane Gioppo debateu sobre a questão dos gêneros despertando uma nova reflexão para voluntários da ONG GAPAC

A professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR)/Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) Christiane Gioppo realizou, no último sábado, 7, palestra na cidade de Castilho/ MS sobre a representação das mulheres e a questão dos gêneros.



A palestra fez parte da 3º etapa do curso voltado para voluntários multiplicadores da ONG GAPAC (Grupo de apoio à Prevenção da Aids em Castilho) que ha 17 anos realiza um trabalho de disseminação de informações com crianças e adolescentes da comunidade.


No encontro, que ocorreu na sede da ONG, foi debatida a dificuldade em trabalhar a questão da sexualidade e dos gêneros, principalmente na questão da mulher como objeto de representação sexual na mídia. Estiveram presentes voluntários que trabalham junto à comunidade, entre eles a Conselheira Tutelar de Andradina, Maria Luiza Rodrigues. 
A professora Christiane Gioppo fez uso de materiais áudio-visuais que tratassem do tema de gêneros como o vídeo “Representation of Women and Men in advertising” (Representação de mulheres e homens na publicidade ), de Gender. Neste vídeo pode-se perceber como a mulher é permanentemente tratada com conotação sexual.
Com o uso desse vídeo e outros ensaios a professora debateu a questão dos gêneros fazendo com que os participantes das palestras fossem convidados a refletir e entender mais acerca de como esse tema deve ser tratado no dia a dia.

G-Pontes
O Projeto G-Pontes é uma parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) para a gestão ambiental de obras de implantação de pontes em rodovias federais, com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais. Atualmente o ITTI supervisiona a construção da Ponte sobre o Rio Paraná, na BR-262, entre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário