segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Mesmo com obra, qualidade da água se mantém no Rio Paraná

Teste é feito periodicamente desde o início da construção da ponte entre Castilho e Três Lagoas, na BR-262


A coleta de água será realizada até a conclusão do empreendimento


O resultado da análise da água realizada em setembro por uma equipe do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) no Rio Paraná, no trecho entre Três Lagoas e Castilho, mostrou que a construção da ponte na BR 262, na divisa dos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, não está causando impactos na qualidade da água.

A coleta, que faz parte do Programa de Proteção de Corpos Hídricos, analisou 28 parâmetros para verificar a presença de poluentes no Rio Paraná devido à obra. De acordo com o engenheiro ambiental do ITTI, Jhonatan Zonta, que é o responsável pela Supervisão Ambiental da construção da ponte, os itens são avaliados de acordo com os critérios da resolução 357/2005 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) e apenas três deles ficaram acima dos níveis aceitáveis.

Os índices de coliformes totais, de oxigênio dissolvido e de benzo(a)pireno ficaram fora do padrão. “O despejo de afluente de esgoto na margem sul-matogrossense é o responsável pelo aumento da concentração de coliformes na água e o oxigênio dissolvido está diretamente relacionado a esse aumento. A contaminação não tem relação com a obra”, explica Zonta.

A análise é feita a cada três meses e será realizado até o final da obra, previsto para o primeiro semestre de 2014. Entre os itens analisados estão cor, fósforo, nitrato, óleos e graxas totais (benzo(a)pireno), fósforo, entre outros. “O objetivo é checar se o empreendimento está causando algum impacto no meio ambiente. Se o estudo apontar algum tipo de contaminação é possível adotar ações controlar e eliminar o problema com antecedência”, ressalta o engenheiro ambiental.

G-Pontes
O Projeto G-Pontes é uma parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) para a gestão ambiental de obras de implantação de pontes em rodovias federais. Tem o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais. Atualmente, a UFPR/ITTI supervisiona a construção da Ponte sobre o Rio Paraná, na BR-262, entre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 |   comunicacao@itti.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário