terça-feira, 25 de setembro de 2012

Gincana mobiliza comunidade escolar da Maria de Lourdes Lopes, em Três Lagoas


Iniciativa do G-Pontes, projeto socioambiental que acontece durante a construção da nova ponte sobre o Rio Paraná, reúne 470 estudantes de escola

Com a proposta de trabalhar questões ambientais, a partir de brincadeiras educativas, o projeto G-Pontes, em parceria com professores e a direção da Escola Municipal Maria de Lourdes Lopes, no bairro Vila Piloto, em Três Lagoas, realizou uma gincana na última sexta-feira (21) envolvendo todos os 470 estudantes da unidade de ensino. O G-Pontes é uma parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), firmada durante a gestão ambiental que acontece em paralelo à construção da ponte sobre o Rio Paraná, na divisa entre Três Lagoas (MS) e Castilho (SP).

470 estudantes participaram da gincana da campanha Setembro sem Lixo, desenvolvida pelo projeto G-Pontes

No total, 10 equipes foram montadas para as provas, cada uma delas representada por uma cor e formada por estudantes de diferentes séries. Mesmo com o mau tempo, o evento educou de forma animada os alunos, que competiram por um passeio ao cinema. Entre as brincadeiras propostas estavam o “basquete no lixo”, que inclua o arremesso de tampinhas de garrafas pet em cestos de lixo e o “tabuleiro humano”, um jogo de perguntas e respostas.

Kamille Vitória Silva Nagami, de 8 anos, achou tudo divertido. “Foi muito legal, a brincadeira foi diferente”, resumiu a estudante, que também participou da coleta de recicláveis, uma das provas da gincana. Ela separou garrafas pet, caixas de leite e embalagens de iogurte.

“Foi até fácil a brincadeira, já tinha brincado, mas faltou mais agilidade para minha equipe para a gente ganhar”, fez uma autocrítica a aluna do 5º ano B Ana Beatriz da Silva Rodrigues, de 12  anos. 

Já a professora Evanilda Pereira de Souza, que trabalha na escola Maria de Lourdes Lopes, destacou o cunho pedagógico da gincana, que exigiu dos estudantes desde a separação do lixo em casa até o jogo de perguntas e respostas sobre questões relacionadas ao meio ambiente: “Foi uma atividade ideal para a idade deles e veio ao encontro da proposta do G-Pontes, que é tratar da questão do meio ambiente”, enfatizou a professora.

A diretora da escola, Ana Lúcia Trindade, gostou das atividades propostas, incentivou os alunos a competirem de forma sadia e lamentou apenas o mau tempo que prejudicou a execução de mais provas. “Foi algo diferente, que envolveu toda a escola e que com certeza tratou de temas ambientais, sobretudo, na prova de perguntas e respostas, de maneira, diferenciada”, destacou Ana Lúcia.

Assim como ocorreu em Três Lagoas, a mesma proposta será realizada em Castilho, na próxima sexta-feira (28).

Setembro sem Lixo
A gincana é uma das ações que integram a série de atividades promovidas pelo Programa de Comunicação Social, um dos 13 programas socioambientais executados em paralelo à construção da nova ponte sobre o Rio Paraná.

As atividades fazem parte da campanha de conscientização ambiental “Setembro Sem Lixo – é papel de todos preservar”.

Uma oficina de brinquedos também para alunos da escola Maria de Lourdes e entrega de kits do projeto a caminhoneiros que passaram pelo Posto Fiscal, na divisa entre os estados de MS e SP, também foram promovidas como parte da campanha, durante a primeira quinzena do mês.

As próximas atividades serão uma coleta de óleo de cozinha e uma palestra sobre águas pluviais com moradores do bairro Jupiá.

Desde o dia 10 de setembro, os moradores da Comunidade do Jupiá começaram a participar da coleta do óleo de cozinha. A empresa Cargill, parceira da campanha, recolherá o óleo, que será transformado em detergente líquido. Os recursos arrecadados com a venda do produto serão destinados à tradicional Festa da Primavera.

Durante a Festa, prevista para o dia 5 de outubro, os moradores terão a oportunidade de aprender mais sobre onde vai parar o óleo descartado de forma incorreta, o uso correto da água e como criar hábitos mais sustentáveis. O responsável pela área de meio ambiente na Cargill, Leandro Gondim de Oliveira Pinto, vai ministrar uma oficina para a comunidade na Quadra de Esportes do Jupiá (Centro Poliesportivo).

Você pode acompanhar o calendário de ações da campanha Setembro Sem Lixo no site http://www.br262.com.br.

Gislene de Almeida, especial para o projeto G-Pontes
Assessoria de comunicação
ITTI - Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrura
(41) 3226-6658 | comunicacao@itti.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário