PONTE - RIO PARANÁ



A construção da Ponte sobre o Rio Paraná – BR 262/MS/SP, entre Três Lagoas e Castilho, municípios localizados na divisa entre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, gerou um grande desafio: edificar a nova ponte e, ao mesmo tempo, reduzir ao máximo os impactos à natureza e às comunidades locais.

O empreendimento começou em julho de 2011 e foi concluído em 2015. Paralelamente às obras foram executados diversos Programas Ambientais (CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS) relacionados aos aspectos ambientais e sociais.

A obra integrou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e a Gestão Ambiental do empreendimento foi de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em cooperação com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O vínculo entre as duas instituições já é antigo. Por meio do Projeto G-Pontes, a UFPR, representada pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), e o DNIT já executaram a Gestão Ambiental de obras de implantação de pontes em rodovias federais em várias regiões do País. O objetivo do G-Pontes é garantir o cumprimento das condicionantes para a emissão das licenças requeridas pelos órgãos ambientais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário