segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Programa de Educação Ambiental da UFPR ministra oficinas em Castilho e Três Lagoas

Atividades tiveram como objetivo sensibilizar docentes a respeito de uma proposta pedagógica voltada ao ambiente


O Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto G-Pontes promoveu entre os dias 26 e 30 de julho oficinas com professores dos municípios de Castilho (SP) e Três Lagoas (MS). O projeto é desenvolvido pela UFPR, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), na região da construção da ponte na BR-262, na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Com o tema “Água”, a oficina em Três Lagoas foi ministrada nos dias 29 e 30 de julho pela professora da UFPR Christiane Gioppo. Os objetivos foram descontruir olhares de professores da rede municipal de ensino sobre a natureza e sensibilizar docentes sobre uma proposta pedagógica voltada às questões ambientais.

De acordo com a professora do PEA, os participantes entraram em contato com alguns ensaios fotográficos e estilos diferentes de fotografias e, em seguida, fotografaram elementos encontrados no entorno do Centro de Referência de Assistência Social e Educacional Coração de Mãe (CRASE), como uma forma de estimular um novo olhar sobre o ambiente onde vivem.

Oficina em Castilho

Com o tema “(Des) construindo olhares sobre Castilho”, a oficina foi ministrada no município no dia 26 de julho também pela professora da UFPR Christiane Gioppo. O objetivo foi sensibilizar os docentes da rede municipal sobre uma proposta pedagógica relacionada às questões ambientais. Os participantes fotografaram e mapearam o entorno do Departamento Municipal de Educação (DEMEC), local do curso.

Os professores de Três Lagoas e Castilho foram presentados com exemplares do livro "Fotografando a natureza: uma proposta para além dos muros da escola" de autoria de educadores do PEA em conjunto com docentes de escolas públicas estaduais do Paraná. O livro é resultado de um projeto financiado pela CAPES pelo Edital Novos Talentos e realizado em Curitiba com a participação de professores e alunos de escolas de vários municípios da área Metropolitana de Curitiba.

As atividades nos dois municípios foram elaboradas a partir das demandas ambientais locais para que os professores pudessem refletir sobre formas interdisciplinares de discutir o tema na sala de aula. Além de promover o desenvolvimento de um olhar para e pela fotografia e contribuir para o desenvolvimento da percepção ambiental.

G-Pontes

O Projeto G-Pontes é uma parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) para a gestão ambiental de obras de implantação de pontes em rodovias federais, com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais. Atualmente o ITTI supervisiona a construção da Ponte sobre o Rio Paraná, na BR-262, entre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

ITTI

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.


Caroline Passos
Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | comunicacao@itti.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário