quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Animais peçonhentos é tema de atividade com trabalhadores da Ponte

Todo ano acontecem cerca de 20 mil acidentes com animais peçonhentos, como cobras e escorpiões, no Brasil. O contato com esses pode causar graves sintomas, incapacitar trabalhadores e até mesmo provocar a morte. Os dados são da Coordenação Nacional de Controle de Zoonoses e Animais Peçonhentos do Ministério da Saúde e revelam a importância do cuidado que se deve ter ao evitar esses animais.

Como forma de alertar e orientar os trabalhadores que atuam na construção da Ponte sobre o Rio Paraná, o Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto G-Pontes desenvolveu uma atividade com os operários no refeitório do canteiro de obras.




A representante do PEA, Ana Lúcia Dias, conversou com 64 trabalhadores e explicou a importância da prevenção desse tipo de acidente, dando maior ênfase aos animais peçonhentos comuns na região de Três Lagoas, como a cobra jararaca, aranhas de jardim e escorpiões.

Além disso, ela orientou os participantes sobre os procedimentos a serem tomadas em caso de picadas e mordeduras, ressaltando que mesmo sendo perigosos, é preciso respeitar e preservar esses animais, pois são fundamentais no equilíbrio do meio ambiente.

Os trabalhadores ainda assistiram a um pequeno vídeo para reforçar o que foi explicado.

O que são?
Animais peçonhentos são aqueles que possuem glândulas com veneno e são capazes de injetar a substância tóxica por meio de ferrões, dentes ou espinhos com facilidade.
Usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem; afastar a cama da parede; evitar pendurar roupas fora de armários e não acumular lixo orgânico, entulhos e materiais de construção são algumas das prevenções mais importantes.

Atenção
Em caso de acidente com animal peçonhento, procure o atendimento médico o mais rápido possível. Mantenha a vítima calma e deitada.  Lave o local apenas com água e sabão, não faça sucção do veneno e não aplique nenhum tipo de substância como querosene ou bebida alcoólica.
Não faça torniquetes, eles impedem a circulação de sangue e podem causar gangrena ou necrose no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário