terça-feira, 21 de maio de 2013

Atividade reforça segurança do trabalho na construção da ponte do Rio Paraná


Programação com trabalhadores integra projeto G-Pontes que faz a Gestão Ambiental da obra

Os trabalhadores da construção da ponte sobre o Rio Paraná, na BR-262/MS/SP, participam no dia 21, às 11h, de uma atividade sobre segurança do trabalho. A programação será no canteiro de obras da ponte, que está sendo construída entre os municípios de Três Lagoas (MS) e Castilho (SP).

A atividade integra o programa de Gestão Ambiental do projeto G-Pontes, executado pela UFPR através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI).  Os trabalhadores assistirão a vídeos sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPI) – Proteção Contra Queda e EPI – Proteção para a Cabeça. Em seguida, poderão tirar dúvidas sobre o tema.
“Dada a relevância do tema no contexto de uma obra, o trabalho será importante para, além de instruir o colaborador a utilizar o EPI corretamente, sensibilizá-lo sobre a importância do uso constante desses equipamentos”, afirma o engenheiro ambiental do ITTI Tiago Ostrovski. Além do engenheiro, participarão da atividade o supervisor ambiental Marcos Leite, do ITTI, e o técnico de segurança do trabalho da empresa que executa a obra, A.Gaspar, Jeferson Oliveira.
A construção da ponte na BR-262/MS/SP iniciou em julho de 2011. A previsão é que o empreendimento seja concluído em 2014. O G-Pontes atua paralelo à obra com programas de Supervisão Ambiental, Educação Ambiental, Proteção de Fauna e Flora, entre outros.  O projeto é desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (UFPR/ITII) em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

ITTI
O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, como em rodovias, ferrovias, portos e outros modais. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos do ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial do espaço, questões socioambientais e uso de recursos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário